PROMOÇÃO

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Fundador da Cidade

Fundador da Cidade de Promissão

Francisco Coelho - Fundador
Coronel João Francisco Coelho, natural de Alfenas/MG, nascido em 08/09/1862, foi um dos pioneiros desbravadores do sertão noroestino.
Em 1917 deixou a cidade de Jaboticabal onde residia e após um tempo em Miguel Calmon(hoje Avanhandava), escolheu a pequena vila, ainda nascente, Hector Legru para fixar residência, para tanto foi necessário abrir uma picada de Calmon até Hector Legru no facão, enfrentando mata virgem, falta de Recursos e ataques dos índios Kaingangs.
Aqui chegando, assumuiu o pequeno arraial como se fosse sua terra, impulsionou o progresso, na construção civil, no comércio, na lavoura, na pecuária, etc...
O vilarejo não passava de um pequeno núcleo ao redor da praça Ipiranga, antigo largo das Paineiras.Centralizando este núcleo o Coronel mandou construir uma capela por conta própria, doou ainda bancos, altar, santos e o sino da mesma.
Aqui investiu todo o dinheiro que trazia, comprando mil alqueires de terra e formando grandes fazendas, dando emprego a muita gente. Apesar de um desbravador astuto e corajoso, era muito simpatico, tinha boa formação e um semblante bondoso. Tinha todas as caracteristicas dos coronéis do passado, os senhores fazendeiros de café.
Chefe do Partido Republicano Paulista, tinha influência na região. Deu início à campanha para mudar o nome de Hector Legrú para Promissão e passar o pequeno arraial à nivel de Distrito, o que conseguiu em 27/02/1921. Sempre confiando em Promissão nunca deixou de investir seus lucros aqui.
Mandou construir a primeira Matriz, e a ela doou até o órgão musical. Em seguida construiu um prédio próprio para o cinema, o qual levou seu nome: Cine São João. Como os filmes eram mudos, providenciou a compra de um piano e a contratação de um pianista, dando aos espectadores na década de 20 um ambiente de diversão cultural, moderno e confortável.
Foi idealizador da Praça 9 de julho, onde também construiu nova residência e ali faleceu em 27/08/1944.
O seu nome perpetua para sempre em uma das principais ruas da cidade, como também é Patrono de uns dos nossos estabelecimentos de Ensino: E.E.P.G "Coronel Francisco Coelho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário